sexta-feira, 1 de março de 2019

Vice-governadora lidera primeiro encontro do Grupo de Trabalho Agenda Mulheres 2030 no Espírito Santo

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, reuniu na quarta-feira (27/02) o Grupo de Trabalho Agenda Mulheres 2030 (GTAM), que vai gerenciar as políticas públicas voltadas para as mulheres na gestão do governador Renato Casagrande.

Segundo ela, “a participação no meio político diz respeito a relações de poder. E se conhecimento é poder, temos que nos empoderar diminuindo a ausência das mulheres neste espaço em que as demandas específicas são tratadas por homens legislando sobre uma realidade que eles não conhecem, que é a realidade das mulheres e de ser mulher”.

Neste primeiro encontro, a coordenadora apresentou os três eixos prioritários de atuação da Vice-Governadoria que, segundo Jacqueline Moraes, terá foco no diálogo permanente com a comunidade; empoderamento feminino e integração entre os segmentos para promoção, divulgação e ações transversais de articulação das políticas públicas voltadas para as mulheres.

As principais ações apresentadas objetivam criar oportunidades para a implantação de atividades que contribuem para o enfrentamento da violência contra a mulher, com foco na redução dos feminicídios, bem como campanhas de conscientização e fomento ao empreendedorismo feminino e formação de novas lideranças feministas.

Nos argumentos da vice-governadora, a agenda servirá de roteiro para o desenvolvimento e aplicação efetiva das ações constantes no Plano e no Pacto Estadual de Políticas para Mulheres, criados e elaborados na gestão anterior do governador Renato Casagrande (entre 2011 a 2014), com a intensa participação do Fórum Estadual da Mulher e das entidades da sociedade civil organizada. Com isto, o Governo retoma a participação feminina na agenda das políticas públicas prioritárias.

O Grupo definiu também que a segunda reunião do GTAM acontecerá no próximo dia 07/03, no Palácio da Fonte Grande. A pauta definida para o próximo encontro será de apresentação e detalhamento do Plano e o Pacto Estadual de Políticas para Mulheres.

Fazem parte do grupo de trabalho coordenado pela vice-governadora a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, Joseane de Fátima Geraldo Zoghbi, Anna Claudia Pella, Kéttini Upp Calvi, Ana Lúcia Pansini e Lucimar Jovino, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP); representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Juliane de Araújo Barroso; e a equipe técnica da vice-governadoria, composta por Odmar Nascimento, José Valdeci e Maraney Araújo.

(Com informações do Portal do Governo do Estado)

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger