quinta-feira, 11 de abril de 2019

BLOG DO ELIMAR CÔRTES JÁ HAVIA MOSTRADO A NECESSIDADE DA NOMEAÇÃO DOS EXCEDENTES: Bolsonaro vai nomear mil novos policiais federais

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou na manhã desta quinta-feira (11/04) a convocação de 1.000 candidatos aprovados no concurso de 2018 da Polícia Federal. O anúncio atende a uma reivindicação dos candidatos e da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e de outras entidades de classe ligadas à corporação.

Em 13 de fevereiro de 2019, o Blog do Elimar Côrtes informou em primeira mão que a recém criada Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Federal 2018 havia elaborado estudo atualizado acerca da mobilização para convocação dos candidatos remanescentes aprovados no concurso em andamento.

Entre os principais argumentos do grupo, “a emergente necessidade de aumento do efetivo da instituição, as condições em que foram aprovados o concurso em trâmite e os prováveis prejuízos/impactos financeiros decorrentes da realização de um novo certame”.

O anúncio do ministro Onyx Lorenzoni foi feito em meio à solenidade que marca os primeiros 100 dias do governo do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. No primeiro mês de governo, a Casa Civil apresentou 35 metas prioritárias para os primeiros 100 dias de gestão, completados na quarta-feira (10). Entre as metas está o reforço do efetivo da Polícia Federal, para aumentar o combate à corrupção no País.

“Serão mil novos policiais a serem nomeados, para reforçar o combate ao crime organizado e à corrupção”, assegurou o ministro da Casa Civil.

O concurso de 2018 registrou 147.744 inscritos para as 500 vagas oferecidas pela Polícia Federal. Até janeiro deste ano, apenas 1.185 candidatos tinham sido aprovados.

A pedido do Blog do Elimar Côrtes, a diretora da ADPF Regional São Paulo e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP), Tania Prado, elaborou um esboço do quantitativa de pessoas que poderão ser nomeadas pela União para cada cargo inserido no concurso de 2018.

324 Delegados e Polícia Federal aprovados no psicotécnico. O edital, porém, previa 150 vagas;

146 Esscrivães de PF aprovados (edital: 80);

341 Agentes de PF (edital: 180);

146 Peritos Criminais aprovados (edital: 60);

50 Peritos Papiloscópicos aprovados (edital: 30)

A presidente do SINDPF-SP, Tania Prado, comentou sobre a decisão do governo em chamar os candidatos aprovados:

“Vemos com otimismo essa sinalização do governo, pelas declarações do ministro Onyx Lorenzoni. Estamos aguardando o decreto da convocação de todos os candidatos aprovados para a fase da Academia de Polícia. Oportunamente esperamos que abram concurso para as cerca de 4 mil vagas remanescentes de policiais e as dos cargos administrativos, com recursos para que a Polícia Federa possa trabalhar com condições”, observa a dirigente classista.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger