domingo, 7 de abril de 2019

Emoção marca comemorações pelos 184 anos da Polícia Militar do Espírito Santo

Uma forte emoção vem marcando as comemorações de aniversário de 184 anos de fundação da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. Desde o último dia 30 de março, a PM está celebrando seus 184 anos de existência. A corporação completou aniversário no sábado (06/04) e, cumprindo sua tradição, no dia anterior realizou a solenidade militar. No evento, promovido no Quartel do Comando Geral (QCG), foram conferidas homenagens e diplomados os “Amigos da PMES”.

Já o sábado foi de alegria para a família policial militar. O QCG abriu as portas para receber crianças e seus pais, para o programa “Recreio no Quartel”. Policiais militares e seus familiares; alunos de escola do ensino infantil e fundamental; convidados e a comunidade prestigiaram o evento e tiveram uma manhã bem divertida.

As atrações foram disponibilizadas pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont), pela Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), pela Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES), pela Banda de Música, pelo 1º Batalhão, pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), pela Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc), pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), além de outros parceiros como o Corpo de Bombeiros. Todos juntos promoveram uma festa para os visitantes.

Pula-pula; os brinquedos infláveis; o giro radical; o tombo legal; pintura facial e bola mania fizeram parte das atrações. E claro, também teve pipoca, algodão doce, picolés, lanches, saquinhos de balas e doces. Tiveram brincadeiras, gincana ambiental com a participação da equipe do Projeto "Caiman", além da presença do palhaço para a recreação e interação com a equipe do projeto.

Já na sexta-feira (05/04), foram concedidos os títulos “Amigos da PM”. Instituído pela Portaria 497-R de 19 de fevereiro de 2010, o título honorífico “Amigo da Polícia Militar do Espírito Santo” destina-se a agraciar personalidades e instituições que, de alguma forma, tenham se distinguido no relacionamento com a PMES. Neste ano foram conferidas 33 condecorações

Também foram homenageados policiais militares que completaram 10, 20 e 28 anos de bons serviços prestados à PMES. Pelo Decreto Nº 1569-E de 26 de dezembro de 1977 foi instituída a Medalha Valor Policial Militar. Ela é conferida aos PMs como reconhecimento pelos bons serviços prestados com fé, lealdade, constância e valor.

As medalhas nas cores bronze, prata e ouro foram entregues aos agraciados por seus padrinhos. Os policiais agraciados durante a solenidade representaram todos aqueles que conquistaram o direito de receber tal honraria.

Também como parte das condecorações foi conferida a homenagem ao Destaque Operacional da PMES, referente ao segundo semestre de 2018. A honraria é ofertada ao policial militar que realiza ações de destaque em ocorrências e demais serviços que, na sua natureza, elevem o nome da corporação junto à sociedade. Para sua concessão são avaliadas ações dos servidores no desempenho das atividades operacionais, através da atuação de caráter preventivo, repressivo e assistencial.

O homenageado foi o 3º sargento Anilton Silva, militar pertencente ao efetivo do 7º Batalhão da PMES. A homenagem se deu em decorrência de seu engajamento e desenvoltura operacional.

O sargento Anilton foi elogiado em Boletim Especial alusivo à data e premiado com cinco dias de dispensa recompensa. A entrega do certificado de Destaque Operacional foi entregue pelo comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Viera Barreto Mendonça, acompanhado pelo comandante do CPOM, coronel Márcio Eugênio Sartório, e do comandante do 7º BPM, tenente-coronel Paulo Roberto Shultz Barboza.

“O aniversário de uma instituição quase bicentenária, como é o caso da Polícia Militar do Espírito Santo, é sempre marcante. É de fato um evento grandioso, em que as honras são prestadas não por mera retórica, mas sim por justo reconhecimento. Somos uma Força Pública de relevantes e históricos serviços prestados à sociedade e ao país, e a nossa maior marca é a águia protetora que estampamos em nossa farda. Proteger e Socorrer está no DNA desta corporação”, destacou o comandante-geral.

“Em nome da sociedade capixaba quero agradecer aos senhores e senhoras por estarem a cada minuto das 24 horas do nosso dia dando a vida para proteger a nossa sociedade”, declarou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

Também agradecido, o governador Renato Casagrande parabenizou a PMES que tem prestado relevantes serviços à sociedade. “Seja na área de integração com a comunidade, seja no enfrentamento do crime, protegendo a sociedade”, pontuou Casagrande.

(Com informações e fotos do Portal da PMES)



 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger