terça-feira, 2 de abril de 2019

ELE É O RELATOR DE UM DOS PROJETOS DO PACOTE ANTICRIME DO MINISTRO SÉRGIO MORO: Senador Marcos Do Val e familiares recebem ameaças de morte

O senador capixaba Marcos Do Val sofreu ameaças de morte. Na noite de segunda-feira (01/04), Marcos registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Legislativa do Senado, informando sobre as ameaças contra ele a seus familiares.


A Assessoria de Imprensa do senador confirmou para o Blog do Elimar Côrtes que ameaças teriam começado assim que Marcos Do Val foi escolhido para ser o relator de um dos Projetos de Lei do Pacote Anticrime, idealizado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro.

Uma das frases ameaçadoras enviadas ao email de Marcos Do Val ameaça uma irmão do senador e diz o seguinte: "Vamos cobrar da sua irmã! Já estamos com todos os dados e horários de toda a sua família e vamos sequestrar e estuprar sua irmã. Nos aguarde, vagabundo". A frase consta no Boletim de Ocorrência registrada pelo senador na Polícia Legislativa do Senado.

Indignado, Marcos Do Val disse em sua página no Facebook que, ao ser designado relator do Projeto de Lei 1864, que faz parte do pacote anticrime apresentado pelo ministro Sérgio Moro ao Congresso Nacional, que trata do crime organizado, corrupção e crimes praticados com grave violência, “sofri ameaça contra a minha integridade física e de meus familiares”.

No entanto,  prossegue o parlamentar, “esclareço que, com a ajuda da Polícia Legislativa, da Advocacia-Geral do Senado e de toda a estrutura da Casa, já estou tomando as devidas providências para garantir o exercício do meu mandato parlamentar, minha segurança pessoal e de minha família”.

Marcos Do Val é defensor do endurecimento das penas para quem comete corrupção e para demais crimes hediondos. Ainda na noite de segunda-feira, após o registro do Boletim de Ocorrência nº 2019/043, Marcos Do Val encaminhou ofício ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comunicando sobre o fato e pedindo providências.

“Solicitei ao presidente do Senado que adote, com a urgência que se faz necessária, as providências para que a Polícia do Legislativo e a Advocacia do Senado tomem as medidas administrativas e judiciais no sentido de apurar e punir os responsáveis pelas ameaças, inclusive, se possível, com a colaboração de outros órgão da a República”, explicou o senador capixaba.

Marcos Do Val disse ainda que, com a proteção do Senado Federal e toda estrutura da Casa, “espera garantir a independência e a liberdade do exercício do mandato a mim confiado, democraticamente, pelos capixabas, e continuar defendendo os interesses de meu País”.

A senadora Eliziane Gama (PPS-MA) apresentou os três projetos que compõem o Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro no Senado. As propostas estão na CCJ e podem receber emendas dos demais senadores.

Marcos Do Val pegou a relatoria do PL 1.864/2019, que trata de dispositivos legais referentes à legítima defesa, à prisão em segunda instância, à definição de organizações criminosas, aos crimes de resistência e ao regime de segurança máxima.

(Texto atualizado às 17h27 de 02/04/2019)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger