quinta-feira, 4 de abril de 2019

Solene celebra Dia do Jornalista e Assembleia Legislativa presta homenagens a profissionais

Trinta profissionais com atuação de destaque em vários setores do jornalismo capixaba foram homenageados pela Assembleia Legislativa em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (03/04), no Plenário Dirceu Cardoso. Eles receberam placas com menção honrosa. O evento celebrou o Dia do Jornalista, comemorado todo dia 7 de abril.

Uma das homenagens foi póstuma, em memória ao jornalista Carlos Tourinho, que morreu no último dia 31 de março. Houve também minuto de silêncio. Entre os homenageados estavam profissionais veteranos como a professora jornalista aposentada Glecy Coutinho, considerada um dos ícones da imprensa capixaba; e o cronista esportivo Ferreira Neto, com mais de 40 anos de carreira e atuações em várias emissoras de rádio e TV.

Entre os homenageados estava também o titular deste blog, Elimar Côrtes. Jornalistas de gerações mais recentes também tiveram o seu trabalho reconhecido pelo parlamento estadual, entre eles a apresentadora Tatiane Braga, âncora do Programa Bom Dia Espírito Santo, da Rede Gazeta.

Outra a receber homenagem foi Ingrid Schwartz Torres,  Editora do telejornal Tribuna Notícias, da TV Tribuna. Ingrid trabalhou com Torino Marques de 2002 até meados de 2018, quando o apresentador deixou o programa para se dedicar à campanha eleitoral. Hoje, Torino Marques encontra-se de fora da televisão, mas em breve estará de volta a uma telinha.

Também homenageado, o vice-presidente da TV Vitória, Fernando Machado,  destacou os desafios da emissora e disse que ela que busca intensificar cada vez mais o jornalismo regionalizado no Espírito Santo.

Os correligionários do PSL, deputados Coronel Alexandre Quintino, Capitão Assumção e Danilo Bahiense, saudaram os homenageados pelo Dia do Jornalista. Quintino enfatizou que, em decorrência do fenômeno das fake news (disseminação de informações falsas nas redes sociais), aumenta a importância dos jornalistas profissionais.

"Vocês fazem parte de uma cadeia de profissionais que apuram rigorosamente os fatos e checam as informações antes de divulgá-las. Isso é garantia de informação qualificada", pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (PRB), destacou a relevância da homenagem: “Vocês são de extrema importância. Desenvolvem as atividades de forma profissional e ética, e levam o bom jornalismo aos capixabas", ressaltou.

O deputado Torino Marques (PSL), proponente da solenidade, ponderou que  em apenas um único evento não é possível homenagear todos os jornalistas capixabas que prestam relevantes serviços à sociedade. "Mas outras oportunidades virão, e muitos daqueles que também merecem estar aqui serão contemplados", disse.

Líbero Badaró 

Torino resgatou parte da história do Dia do Jornalista e citou que a data remete à memória do jornalista Líbero Badaró, assassinado no século XIX por defender a liberdade de imprensa num país que transitava do Império para a República.

A apresentadora do Programa Ronda Geral, da TV Tribuna, Débora Moraes, ao discursar em nome dos homenageados, também enalteceu a importância histórica de Badaró, morto em São Paulo em 21 de novembro de 1830 em decorrência de sua campanha pela Independência do Brasil.

A "trincheira" de Líbero Badaró era o Jornal Observador Constitucional, criado por ele e difusor das ideias do  movimento que surgia em contraposição à monarquia portuguesa.

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), inspirada na história de Líbero Badaró, italiano que veio para o Brasil e que, além de atuar na imprensa, também era médico.

Homenageados

Carlos Tourinho (póstuma) – Jornalista falecido em 31 de março de 2019. Começou a carreira em 1984, na Rede Gazeta, onde ficou por quase três décadas. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal), atuou também como professor da Universidade de Vila Velha (UVV).

Antônio Calos Leite (Cacá) – Diretor de conteúdo do Metro Jornal, Rádio BandNews e TV Capixaba. Atuou na Rede Gazeta. Atuou na imprensa paulista.

Antônio de Castro Pinto Neto – Consultor na Rede TC de Comunicações. Mora em São Mateus. Ex-repórter dos jornais Ponto de Vista (Minas Gerais) e Extremo Sul (Bahia).

Aymée Bitencourt – Trabalhou como repórter e editora executiva em telejornalismo e produtora e editora do Programa “Esta Terra”. Foi professora convidada do curso de comunicação da Faesa.

Daniela Abreu – Apresentadora do ES TV (segunda edição) da TV Gazeta. Já trabalhou na TV Vitória e nas Rádios Universitária e CBN.

Danieleh Coutinho Zanotti – Diretora de Redação do Jornal Espírito Santo Hoje.

Débora Moraes Marcondes – Apresentadora do Ronda Geral (TV Tribuna).

Elimar Côrtes – Trabalhou no Jornal A Tribuna, Rádio Espírito Santo e Jornal Tribuna do Cricaré (São Mateus). É assessor da Associação Espírito-Santense do Ministério Público. Mantém blog na internet.

Fernando Machado Ferreira – Vice-presidente da Rede Vitória de Comunicações, afiliada da Rede Record.

Franco Fiorot – Mora em Linhares. Fundador da Campo Vivo Comunicações – empresa jornalística voltada para o setor agropecuário. Secretário de Agricultura de Linhares.

Georges Bitti Chilela – Editor e apresentador do telejornal Tribuna Notícias (1ª edição) da TV Tribuna, afiliada do SBT. Foi repórter da TV Gazeta.

Getúlio da Cista Hilário – Repórter da TV Capixaba (Band).

Giovanni Tadeu Albino – Considerado como um dos melhores repórteres sociais do Espírito Santo, já teve seu trabalho publicado em importantes veículos de imprensa capixabas e nacionais.

Glecy Coutinho – Considerada um dos ícones da imprensa capixaba. Vivenciou as transformações do jornalismo nas últimas cinco seis décadas. Trabalhou em rádio, jornal e TV. Ex-professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ex-presidente do Diário Oficial do Estado. Roteirizou e dirigiu os filmes “Eu sou Buck Jones” e “A passageira”.

Humberto Januário da Silva Gomes – Jornalista e radialista. Cobriu quatro Copas do Mundo (Alemanha, África, Rússia e Brasil) e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Atuou no Canal Sportv, na TV Gazeta, Rádio CBN e Jornal A Gazeta. Atualmente é um dos apresentadores do Programa Esporte Capixaba, na Band.

Ilda Maria Castro de Oliveira – Diretora da Empresa Mile4 Assessoria de Comunicação. Atuou no Jornal A Gazeta e TV Gazeta. Trabalhou na imprensa paulistana.

Ingrid Schwartz Torres – Editora do telejornal Tribuna Notícias, da Rede Tribuna, onde atua há duas décadas.

Isabela Vidal – Atua há 13 anos na TV Tribuna. Trabalhou na TV Guarapari, Portal 27 e Rádio SIM.

Jorge Félix – Jornalista esportivo da TV Gazeta. Cobriu a Copa do Mundo de 2014 no Brasil pelo canal Sportv. Atuou nas coberturas de importantes eventos nacionais, entre eles Jogos Pan-americanos do Rio (2007) e a Copa das Confederações (2013).

Jorge Buery – Comentarista do Programa Esporte Capixaba, da TV Capixaba (Band). Foi repórter dos jornais A Gazeta e A Tribuna. Depois atuou como editor de Esportes e apresentador da TV Gazeta. Foi ainda diretor-geral da Rádio Espírito Santo.

Ferreira Neto – Conhecido pelo bordão “O amigão da galera”, é radialista há 40 anos. Atuou nas rádios Vitória, Gazeta, Tribuna, Bandeirantes e Tupi (Rio de Janeiro). Atualmente coordena a equipe de Esportes da Rádio Espírito Santo, além de apresentar o programa Jogo Aberto, da TV Capixaba. Idealizador do Programa “Botequim do Ferreira”, apreciado pelos amantes do samba e do futebol.

Luiz Alberto Barcellos – Diretor, editor e colunista da Revista PortFolio, que há 35 anos registra a vida social, política e empresarial do Espírito Santo. Em 2011, criou o “Blog do LA”.

Luiz Antônio Paes Leme de Lima – Mais conhecido como “Toninho Lima”, é jornalista e turismólogo. Apresenta o Programa Salto Alto, na Rede TV.

Márcio Laporte – Faz parte das equipes dos programas “Esporte Capixaba” (TV Capixaba) e “Os donos da bola” (Band).

Mário Bonela – Apresentador do Bom Dia Espírito Santo (Rede Gazeta) e repórter de Rede da TV Globo. Nacionalmente cobriu eventos importantes como a enchente de 2013 no Espírito Santo e o impacto da tragédia de Mariana no Rio Doce.

Michel Bermudes – Apresentador do Trailer do Cidade Alerta ES (TV Vitória/Rede Record). Atuou na Rede Gazeta.

Mônica Martins Siqueira – Proprietária do Jornal Notícias & Negócios. Atuou no Jornal do Brasil (Rio), no Jornal A Tribuna e na revista Mar, Vela e Motor.

Naira Almeida Scárdua – Atua na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Vitória. Trabalhou na TV Gazeta Norte (Linhares) e foi editora, repórter e apresentadora na Rede Tribuna.

Taís Ferreira Venâncio – Mantém canal que leva o seu nome no YouTube e um blog pelo qual apresenta programa ambiental. Atuou no SBT e TV Cultura (São Paulo) e na TV Vitória (Record) e TV Tribuna (SBT).

Tatiane Braga – Âncora no programa Bom Dia Espírito Santo (TV Gazeta).

(Com informações também e fotos do Portal da Ales)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger