terça-feira, 6 de novembro de 2018

Pesquisa do Instituto Paraná aponta que 82,6% dos brasileiros aprovam decisão do juiz Sérgio Moro em assumir Ministério da Justiça

Pelo menos 82,6% dos brasileiros entendem que o juiz federal Sérgio Moro acertou ao decidir largar a toga para assumir o cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, a partir de janeiro de 2019.

É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Paraná e divulgada na manhã desta terça-feira (06/11). Somente 14,6% acreditam que Moro errou ao abandonar o Judiciário para assumir posto no Executivo Federal e, outros 2,8%, não souberam opinar.

A pesquisa ouviu 2.020 brasileiros em 174 municípios e em 26 Estados, mais o Distrito Federal. Foi realizada entre o último sábado (03/11) e segunda-feira (05/11).

Na última quinta-feira (01/11), o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Depois de 22 anos como magistrado, Moro vai pedir exoneração do cargo para assumir um superministério. A Constituição Federal veda que magistrados e Membros do Ministério Público, enquanto estiverem na ativa, possam assumir cargo nos Executivos.

A pesquisa teve o objetivo de avaliar a percepção do brasileiro sobre a nomeação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. Tal amostra representativa do território nacional atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.

Segundo o Instituto Paraná, nas  análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para a Região Sudeste, onde foram realizadas 880 entrevistas, 4,5% para a Região Nordeste, onde foram realizadas 543 entrevistas, 5,5% para a Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 305 entrevistas e 6,0% para a Região Sul, onde foram realizadas 292 entrevistas.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger